Marque uma consulta!  Tel: (11) 5055-0348      clinica@jairoiavelberg.com.br

INFORMAÇÕES E ARTIGOS  ÁLBUM DE FOTOS  CULTURA E LAZER  FALE CONOSCO

INFORMAÇÕES

Prevenção ginecológica

As doenças malignas constituem importante problema da nossa sociedade, principalmente devido ao aumento do número médio de anos de vida, da maior exposição e fatores de riscos ambientais e de modificações de hábitos de vida. Dentre estas, o câncer ginecológico, principalmente o cérvico-uterino e de mama constituem as principais causas de óbito no sexo feminino, em fases da vida em que sua importância social como mãe e esposa são enormes. O câncer cérvico-uterino está estritamente relacionado com níveis sócio-econômicos baixos, má higiene sexual, início de atividade sexual em idade precoce, multiparidade, multiplicidade de parceiros e história de infecções genitais recorrentes como doenças sexualmente transmissíveis, colpites, etc. A natureza foi pródiga ao permitir naturalmente a detecção da neoplasia na fase precoce, dotando a mulher de orifícios ou protuberâncias que permitem o aceso aos órgãos genitais, facilitando seu exame. A exceção fica por conta dos ovários que, por serem exclusivamente cavitários, não permitem exame direto. O favorecimento que a localização anatômica do órgão propicia, facilita a exploração clínica através do exame ginecológico, citologia oncótica e hormonal, colposcopia e histologia, com o objetivo de realizar prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Vale aqui a lembrança que este tipo de câncer possui evolução arrastada podendo até estacionar em estágios incipientes por vários anos facilitando o seu achado quando da realização de exames preventivos anuais. As ações preventivas atingem a mulher desde a idade escolar até aquelas com prole constituída através da educação sexual, melhora o nível sócio-econômico, diminuição da promiscuidade, tratamento precoce e correto das infecções genitais, bem como a simples conscientização da população para a realização de exames preventivos periódicos. Sabemos que, quanto mais inicial for realizado o diagnóstico e mais rapidamente instituído o tratamento correto, menores serão as chances de complicações e seqüelas melhorando consideravelmente o prognóstico. O tratamento das fases iniciais é simples e barato podendo levar à cura clínica mantendo a mulher, mãe e esposa atuante na sociedade.

RETORNAR AO MENU PRINCIPAL

Avenida Jamaris, 100  -  conjunto 607  -  Indianópolis  -  São Paulo  -  S.P.  -  Brasil  -  CEP 04078-000

tel: (11) 5055-0348 / tel/fax: (11) 5052-0275

Copyright 2009 Clínica Ooforos Ginecologia e Obstetrícia Ltda.