O que é Mastologia?


Mastologia
Mastologia: especialidade que cuida das mamas

A mastologia é uma especialidade médica que trata da glândula mamária (seios), e incluí ambas as doenças benignas e malignas. O mastologista é muito procurado pelo sexo feminino, devido à grande incidência de câncer de mama. Entretanto, os homens também devem sempre consultar um mastologista.

A mastologia diagnostica, trata e previne as diversas doenças da mama e lembre-se que nem tudo é o câncer e que há muitas outras doenças que podem ocorrer em seus seios que merecem um tratamento médico.

Quando procurar um Mastologista?

A partir dos 20 anos todas as mulheres devem procurar um mastologista, pois precisam ser informadas da importância do autoexame dos seios e do exame clínico.

Independente da consulta anual, o profissional deve ser requisitado, a qualquer tempo e sempre que houver algum sinal de mudança nas mamas, principalmente se sentir dores constantes, presença de caroços nos seios ou nas axilas, secreção ou retração do mamilo e alterações da cor da pele nessa região.

Após dos 40 anos de idade, a mulher ainda precisa realizar seu exame de rotina para a realização da mamografia, um tipo de exame bem específico que utiliza doses de raio-x para gerar imagens da mama. Esse exame é a melhor forma para detectar precocemente qualquer problema antes até que o paciente ou médico possa notá-lo.

No caso do sexo masculino, o distúrbio pode se manifestar a partir dos 35 anos e o risco aumenta com o avançar da idade.

Além do exame de rotina o homem deve procurar um médico sempre que surgir um sinal como um caroço pequeno, indolor, na região da aréola (bico do peito), podendo causar coceira e irritação.

Cuidado e prevenção

Muitas mulheres não identificam possíveis alterações na sua mama por isso a importância de consultar um médico e aprender como realizar o autoexame, também conhecido como autoconhecimento, além disso realizar exames médicos complementares recomendados pelo especialista se for o caso.

O autoconhecimento pode ser realizado mensalmente, depois do período menstrual, embaixo do chuveiro com as mamas ensaboadas. A mulher deve deslizar os dedos sobre as mamas.

Agende sua consulta : 11 5055-0348