Ultrassonografia: todo o cuidado com a sua saúde e do seu bebê


ultrassonografia
Ultrassonografia - Clínica Ooforos

A ultrassonografia pélvica usa ondas sonoras para produzir imagens das estruturas e dos órgãos da parte inferior da pélvis como: o útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região. Além disso, é utilizado para acompanhar o desenvolvimento da gestação e avaliar o posicionamento de DIUs.

Existem três tipos de ultrassom pélvico: abdominais (transabdominal ), vaginais (transvaginal , intravaginal - em mulheres) e retal (transretal - para os homens). Estes procedimentos são muitas vezes utilizados para avaliar os sistemas reprodutivo e urinário. O ultrassom é seguro, não invasivo e não usa radiação ionizante.

Quais são as recomendações e os processos?

É recomendado para pacientes com 1 a 04 anos de idade, ingerir 1 copo de água sem gás, suco ou chá 1 hora antes do exame e outro copo 30 minutos antes do exame (exceto se houver alguma proibição médica à ingestão de líquidos). E pacientes a partir de 05 anos de idade e adultos (sem limite superior de idade), tomar de 04 a 06 copos de água sem gás ao longo das 2 horas que antecedem o exame, isso se não houver proibição médica á ingestão de líquidos.

Para o exame de ultrassom devem usar , roupas soltas e confortável. Você pode precisar remover todas as roupas e joias na área a ser examinada. Para crianças é interessante explicar como funciona o processo.

Comos os exames são realizados

Transabdominal: O radiologista ou ultrassonografista vai aplicar um gel quente sobre a área do corpo a ser estudada. O gel vai ajudar o transdutor fazer contato seguro com o corpo e eliminar bolsões de ar entre o transdutor e a pele que podem obstruir a passagem das ondas sonoras em seu corpo. O transdutor é colocado sobre o corpo e se move para a frente e para trás através da área de interesse para capturar as imagens desejadas.

Transvaginal: Envolve a inserção de um transdutor na vagina, após o paciente esvaziar a bexiga. Uma tampa de proteção é colocada sobre o transdutor, lubrificado com uma pequena quantidade de gel e, em seguida, colocado na vagina. As imagens são obtidas a partir de diferentes orientações, a fim de obter as melhores vistas do útero e ovários.

Transrectal: Uma cobertura de proteção é colocada sobre o transdutor , lubrificado, e, em seguida, colocado no recto (ânus).

Ultrassonografia Obstétrica

A Ultrassonografia obstétrica é seguro e indolor. Esse exame deve ser realizado preferencialmente até a 12ª semana de gestação e é usado ondas sonoras para produzir imagens de um bebê (embrião ou feto), assim como o útero e os ovários da mãe. No seu processo envolve o uso de um pequeno transdutor (sonda) e gel de ultrassom para a exposição do corpo a ondas de som de alta frequência. O transdutor capta os sons que saltam e um computador usa essas ondas sonoras para criar uma imagem. O exame de ultrassom não usa radiação ionizante. Uma vez que as imagens de ultrassons são capturados em tempo real, pode mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo, bem como no sangue que flui através dos vasos sanguíneos.

Os benefícios são inúmeros, como:

-Avaliar o bem-estar geral do feto;

-Determinar a presença de um embrião / feto vivo;

-Estimar a idade gestacional da gravidez;

-Diagnosticar anomalias congênitas fetais;

-Avaliar a posição do feto;

-Avaliar a posição da placenta;

-Determinar se a gravidez é múltiplo;

-Determinar a quantidade de líquido amniótico que envolve o bebê;

-Controlar a abertura ou o encurtamento do colo

-Avaliar o crescimento fetal.

Agende sua consulta : 11 5055-0348